Contemplar Jesus no próximo

25/08/2011 15:18

Ainda ontem, quando voltava para casa, deparei-me com uma cena, não pouco comum, pelas ruas da cidade: Uma senhora franzina e um garoto crescido, que estavam a empurrar, cada qual um carrinho repleto de sucatas e outros entulhos. O esforço era tamanho, que seus corpos franzinos e frágeis chegavam a curvar-se diante o peso do carrinho.

Aquela cena me emocionou demais e depois de um dia repleto de murmurações, Jesus passou bem diante dos meus olhos e mostrou-me o quanto eu reclamava de barriga cheia, o quanto eu não valorizava o meu trabalho e as coisas que Ele me permite ter. Naquele momento fiquei envergonhada diante de Deus, perante minhas atitudes de egoísmo e ingratidão.  Ao mesmo tempo em que pedia a Deus que tivesse misericórdia das minhas debilidades, senti uma profunda misericórdia daquelas pessoas que tão duramente esforçavam-se para "ganhar o seu pão." Ainda que todo trabalho seja digno, não é fácil aceitar que milhares de pessoas sobrevivem das sobras do outro, do que não nós é mais essencial. Será que não temos nada mais a ofercer ao próximo, do que sucatas e entulhos?  

Analisando esse contexto, pedi a Deus que retirasse da minha alma toda sucata e entulho que me impede de amar o próximo, de me doar aos mais necessitados e de contemplá-Lo nos mais humildes. E agradeci, porque Jesus se fez presente "naqueles pequeninos e humildes" que ali estavam a empurrar o carrinho de entulhos, para tocar o meu coração.

Não são raras as vezes que Jesus vem nos visitar, ocultando-se na pessoa dos mais necessitados, dos humildes, dos pequeninos desse mundo. E quantas vezes, preocupados com nosso "próprio umbigo" não sentimos ou reconhecemos a Sua presença.

Estejamos atentos, amados de Deus, para não desprezarmos jamais a presença de Jesus e sendo assim, o próprio Cristo vem nos alertar:

"Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram." ( Mt 25,40 )

Diante desta verdade, que possamos orar a Deus pedindo que nos conceda a graça de sempre contemplá-Lo no próximo, de nos despojarmos de todo preconceito e discriminação e dessa forma estarmos sempre dispostos a nos doar e auxiliar os mais necessitados.Amém!!!

                                                    Um forte abraço e fiquem com Deus!!!!!!!!!

                                                                                      Gláucia Contessoto Rizzato